Os bancos digitais chegaram para ficar, isso é certo. Mas, ente C6 e Nubank, como escolher o melhor? Leia este artigo para descobrir!

Uma cliente me pediu ajuda para comparar duas opções de banco digital, e eu sei bem que encontrar o banco perfeito não é uma tarefa fácil. E o Nubank e o C6 entraram fortes na disputa! Por isso, neste artigo vou comparar as vantagens e desvantagens dos principais serviços de ambos os bancos.

Apostando no mote de simplificar os serviços financeiros no Brasil, o Nubank é um banco criado em 2013, mas que ofereceu seu primeiro produto inovador em 2014: um cartão de crédito da bandeira Mastercard totalmente gratuito e controlado pelo smartphone. De lá para cá, a empresa cresceu e agora oferece uma conta-corrente também gratuita, acesso a investimentos, seguros e outros serviços financeiros. 

Já o C6 veio para humanizar as relações bancárias e, por isso mesmo, escolheu como nome o C é o símbolo do carbono e 6, seu número atômico. Mais novo, criado em 2019, a instituição promete desafiar o status quo e questionar tudo o que está sendo feito no mercado financeiro atualmente. Com sedes em Nova York, nos Estados Unidos, e em São Paulo, o C6 Bank é uma empresa do Banco C6 S.A. Oferece, além da conta-corrente e do cartão de crédito, uma conta global de investimentos.

O que considerar na hora de escolher um banco para chamar de seu?

Analisar um banco para determinar se ele atende às suas necessidades é algo bem pessoal, mas posso dar um auxílio. Recomendo que você atente para os principais serviços oferecidos pelos bancos, entenda como eles impactam na sua vida e como irão servir a você. Avalie também as suas necessidades futuras e seu perfil de consumo e gerenciamento das finanças – afinal, o banco deve funcionar como seu aliado para a boa gestão financeira pessoal. Pesquisar sobre os canais de comunicação com a organização é uma ajuda a mais para escolher, afinal, alguns bancos oferecem suporte por chat e outros apenas atendimento telefônico.

Principais produtos e serviços do Nubank

  • Conta digital gratuita com rendimento

Sem tarifa mensal, a conta do Nubank sai na frente por garantir um rendimento mesmo quando o dinheiro está lá “parado”, esperando para ser usado, seja para pagamento de contas ou com o cartão de débito. O dinheiro fica investido automaticamente e você recebe os juros sem precisar se preocupar com isso. Mas atenção: em caso de saque, há cobrança de R$ 6,50.

  • Cartão de crédito sem anuidade

O famoso “roxinho” foi o primeiro cartão de crédito sem tarifa no Brasil, e por isso já conquistou muita gente. Com gerenciamento facilitado, o cartão do Nubank oferece desconto para antecipação de parcelas e ajuste de limite no próprio app. Se você desejar, pode aderir ao Nubank Rewards, o programa de pontos do cartão.

  • Seguro de vida

Outro serviço bancário revolucionado pelo Nubank foi o seguro de vida. Com preço acessível, a cobertura inicial oferecida pela empresa é uma proteção aos beneficiários e assistência funeral em caso de morte do titular. Se você desejar mais coberturas, pode personalizar o serviço diretamente no app.

  • Empréstimo

O Nubank oferece aos seus correntistas a possibilidade de retirar empréstimos quando faltar aquela grana no mês. Através do aplicativo, você consegue simular valores, quantidade de parcelas e data para pagamento, além de conferir as taxas de juros cobradas. Assim como no cartão de crédito, quando você antecipa as parcelas, você obtém um desconto no valor dos juros!

  • Investimento fácil

Com portfólio simples de investimento, o “Guardar Dinheiro” do Nubank permite formação de reservas financeiras para serem usadas de acordo com seus objetivos. Caso você deseje investir em diferentes produtos, tanto de renda fixa como de renda variável, você deve fazê-lo pela NuInvest, a corretora do Nubank.

Principais produtos e serviços do C6 Bank

  • Conta digital gratuita

Como a maioria dos bancos digitais, o C6 Bank oferece conta corrente digital sem tarifa, com transações de TED e DOC ilimitadas. Os saques também são gratuitos e ilimitados, o que apresenta uma vantagem em relação ao Nubank. Se você possui carro, fique de olho na opção de C6 TAG, um tag gratuito de pedágio e estacionamento, colado no vidro do carro, que permite que você passe por pedágios e cancelas de estacionamento com cobrança diretamente na conta.

  • Cartão de crédito sem anuidade e com pontos que não expiram

No C6 Bank, você pode personalizar não só o nome impresso no seu cartão de crédito, mas também a  cor dele. O cartão conta ainda com o Átomos, que é o programa de pontos que não expiram do C6 Bank. Todos os cartões – inclusive o débito! – acumulam pontos sem custo adicional.

  • Empréstimos

Com um programa de empréstimos um pouco mais limitado que o do Nubank, o C6 oferece empréstimo consignado para servidores federais, aposentados e pensionistas do INSS. A contratação é feita de forma digital através do app.

  • Conta Internacional

Se você deseja fazer transações internacionais, pode usar o C6 para isso, de forma facilitada e sem burocracias. Com a Conta Global você pode ter uma reserva em moeda internacional e utilizar um cartão de débito internacional. Essa modalidade não possui taxa de manutenção, mas há cobrança de outras taxas associadas. Vale ficar de olho e fazer os cálculos.

  • Investimentos

Caso você seja investidora – ou deseje começar nessa área -, a C6 TechInvest vai facilitar muito a sua vida. Ela é uma plataforma de investimentos que oferece as melhores carteiras e opções para você, de acordo com seu perfil e objetivos. Caso você deseje, pode fazer a adequação dos produtos sugeridos e criar algo que seja 100% a sua cara.

  • C6 Store – Loja dentro do app

Se você procura praticidade na hora das compras, saiba que no C6, através do próprio aplicativo você tem acesso a produtos de diversas lojas com desconto. As compras, é claro, geram pontos Átomo para os clientes.

Nubank x C6 Bank 

Se você ficou perdida com tanta informação, calma lá e olha esse quadro comparativo que preparei para você:

Produtos e serviçosNubankC6 Bank
Conta corrente gratuita
Cartão de débito
Cartão de crédito sem anuidade
Programa de pontosPago
Investimentos
Depósito por boletos
Pix
Empréstimos
Seguros
Conta internacional
Saque6,50 por saqueGratuito
Carteira Personalizada de Investimentos
Interface intuitiva

Afinal, qual é o melhor: C6 ou Nubank?

Depois de analisar a fundo tanto o C6 Bank como o Nubank, me sinto segura para dizer que o Nu é mais indicado para quem procura simplicidade, e o C6 Bank é aquele app completão, pronto para atender todas as suas demandas. Apesar de o roxinho do Nubank ser conhecido como uma ótima opção para cartão de crédito, tanto a conta como o cartão de crédito do C6 Bank são mais vantajosos, pois possuem mais benefícios e possibilidades de serviços.

P.S.: Outras clientes me relataram casos de fraude com o C6, então preste atenção se ele for o escolhido.

E na sua opinião, qual é o melhor? Conta pra mim nos comentários qual o banco que tem o seu coração!

Nubank ou C6: qual é o melhor banco digital?
Classificado como:                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *