Hoje é dia de uma dica beeem prática: como fazer um planejamento financeiro para alcançar os objetivos de médio e longo prazos com Títulos Públicos (mas poderia ser com qualquer outra modalidade de investimentos). Se você tem objetivos estabelecidos em sua vida, isso é fácil. Vamos definir, por exemplo, duas metas:

1) Possuir um milhão de reais daqui a trinta anos; e
2) Comprar um carro daqui a cinco anos.

Para facilitar, trabalharemos com a estratégia de depósitos mensais (12 ao ano). Utilizemos uma tabela para reunir as informações necessárias e traçar nossos planos de investimentos:

Na simulação, consideramos que até o final do prazo (cinco anos para o primeiro investimento, 30 para o segundo), os depósitos mensais serão feitos de forma contínua e com valor fixo. Se você quiser aumentar os valores ou reforçá-los com outra periodicidade (13º salário, bônus ou algum lucro extra conquistado), o prazo irá diminuir.

Nesse caso, escolha o título que tenha uma data de vencimento próxima da data em que você quer conquistar o objetivo. Assim, no vencimento do título, você só precisará redirecionar o dinheiro para o objetivo.

No primeiro caso – comprar um carro -, quando o título vencer, é só ir à concessionária e escolher a melhor opção (pagando à vista, o que dará a você mais oportunidades de negociação!). No segundo caso, em 30 anos, você precisará reavaliar seus investimentos de forma que o rendimento do valor acumulado (R$ 1.000.000,00), lhe garanta a quantia necessária para cobrir as suas despesas.

 


Que tal aprender um pouco mais sobre investimentos? Baixe o e-book gratuito sobre Tesouro Direto.

Aceito amor e uma xícara de chá se você gostar. ?

Como fazer planejamento de objetivos com títulos públicos?
Classificado como:            

Deixe uma resposta