Quero compartilhar com vocês as minhas cinco dicas para economizar dinheiro no dia a dia.

A primeira delas é ter um limite para os gastos. Definir, por exemplo, o quanto vai gastar cada vez que sair ou quando for comprar alguma coisa. Essa quantia tem que ser um valor que caiba no seu orçamento mensal e não prejudique as suas contas.

Essa dica está bem ligada com a segunda dica, que é usar dinheiro vivo. Então, na vida prática, eu decido quanto por semana vou gastar e passo no banco pra tirar esse dinheiro. Eu vou gastando dessa quantia e quando terminar, terminou. Isso evita que eu faça um microgerenciamento do dinheiro, que é ficar anotando cada gasto. Pessoalmente, eu acho isso bem chato!

Minha terceira dica é levar lanche de casa. Passe no supermercado, compre o que você gosta de comer e acostume-se a carregar com você. Podem ser lanches até mais saudáveis, daí já aproveitamos pra aliar economia e saúde.

Minha quarta dica é não pagar tarifa bancária. Hoje em dia tem diversos bancos digitais que possuem isenção total de tarifas, e o Banco Central determinou que os bancos comerciais são obrigados a oferecer um pacote básico gratuito. Essa modalidade se chama “Pacote de Serviços Essenciais”. Você pode se informar no site do seu banco sobre isso.

Pra encerrar, a dica que eu acho mais importante de todas: confie nas suas escolhas. Sempre alguém vai questionar o que você está fazendo, e você precisa ter clareza sobre o que quer para a sua vida.

Quer saber desenvolver uma relação mais saudável com seu dinheiro? O coaching pode ser a opção certa para você! 🙂

Cinco dicas para economizar dinheiro no dia a dia (e sobrar para investir!)

Deixe uma resposta