Chegou o dia de mais uma tag [Ferramenta prática]. Êêêê, que felicidade!

Chegou a hora de analisarmos nosso fluxo mensal de dinheiro. Para isso, vamos planejar o mês perfeito e replicá-lo a cada mês com o Orçamento Mensal. Com o controle de quanto está entrando e quanto está saindo você poderá verificar se o seu dinheiro está, de fato, servindo a você, ou é o contrário.

No orçamento mensal nós analisamos três itens bem importantes do fluxo do dinheiro: as entradas, os investimentos e as saídas.

Um detalhe importante: eu divido a renda em três tipos:

  1. Renda principal, gerada pelo seu trabalho;
  2. Renda extra: gerada esporadicamente;
  3. Renda passiva: gerada por ativos (leia mais sobre isso neste post). É aqui que devemos focar para ficarmos ricas, rs).

Eu gosto dessa divisão porque assim enxergo e consigo analisar como eu faço dinheiro. Se você é autônoma e não possui rendimentos fixos, sugiro separar os seus recebimentos em uma conta corrente separada, e começar a tratar sua atuação como uma empresa (falaremos mais sobre isso em breve, AGUARDEM!).

Em seguida devemos atentar para os investimentos. Aqui entra o valor mensal que você destina aos seus sonhos ou à construção do seu patrimônio. Somente depois, com “o que sobrar”, você deve planejar suas despesas. É assim que eu acredito que o  “orçamento perfeito” deve funcionar, com você se pagando primeiro.

Agora é com você. Baixe o PDF da ferramenta para analisarmos as entradas e as saídas do mês.

 


Quer saber desenvolver uma relação mais saudável com seu dinheiro? O coaching pode ser a solução certa para você! 🙂

[Ferramenta prática] Organize seu orçamento mensal de forma simples e estratégica
Classificado como:            

Uma opinião sobre “[Ferramenta prática] Organize seu orçamento mensal de forma simples e estratégica

Deixe uma resposta