Chegou o dia de mais uma tag [Ferramenta prática]. Êêêê, que felicidade!

Você sabe se ano passado possuía mais riqueza do que este ano? Você controla isso? Então, vamos passar a controlar, de uma forma simples. Basicamente, vamos dividir nossas iniciativas em ATIVOS ou PASSIVOS, e completar as colunas no Balanço Patrimonial.

Calma, eu explico: Balanço Patrimonial é um documento contábil que, simplificando, demostra o que a gente tem e o que a gente deve. É bem usado pra empresa, mas serve pra pessoa física também. Pra fazer, a gente lista em uma coluna os ativos (o que te dá dinheiro) e os passivos (o que te tira dinheiro).

Em contabilidade de empresas é um pouco diferente, mas esse raciocínio é bem válido pra quem quer alcançar o equilíbrio. Então, a pessoa tem que se esforçar pra reduzir a coluna dos passivos e aumentar a de ativos.

Claro que a gente não tem como reduzir a zero as despesas, mas pode trabalhar isso de forma mais inteligente, como parar de pagar juros com as dívidas no cartão de crédito, aproveitar bem as roupas que tem antes de comprar mais, focar no que é importante etc.

Enfim, usar mais a inteligência financeira. 🙂

Então, a estratégia tem que ser: aumentar o ativo sem precisar ficar trabalhando o tempo todo, até que ele sozinho renda o que você precisa para viver. É o famoso “faça o seu dinheiro trabalhar para você”. Como você pode fazer isso? Que ativos você pode criar a partir dos recursos que já tem?

Agora é com você. Baixe o PDF da ferramenta para analisar a sua situação atual quanto a ativos e passivos que você possui. A partir de agora, pra ter uma vida tranquila, o foco deve ser em aumentar a coluna de ativos (o que dá dinheiro) e diminuir a coluna de passivos (o que tira dinheiro).


Quer saber desenvolver uma relação mais saudável com seu dinheiro? O coaching pode ser a opção certa para você! 🙂

[Ferramenta prática] Controle seu nível de riqueza com o Balanço Patrimonial
Classificado como:            

Deixe uma resposta